A Associação Brasileira de Terapia Interpessoal é uma comunidade de estudo em Terapia Interpessoal no Brasil. Somos filiados à International Society of Interpersonal Therapy (“ISIPT”).
O termo “Terapia Interpessoal” significa o método de tratamento psicológico estabelecido por Gerald Klerman e Myrna Weissman.
Em 2007, Dr. Marcelo Feijó de Mello trouxe a TIP para São Paulo. Professor no Departamento de Psiquiatria na Universidade Federal de São Paulo iniciou um grupo de estudos e desde então muitos terapeutas foram formados, livros publicados e diversos artigos publicados em revistas de grande impacto científico.
Temos como objetivo o estudo, transmissão e divulgação, além da aplicação e pesquisa em Terapia Interpessoal. Também a formação de terapeutas interpessoais e de seus membros, com a busca de um elevado nível científico, num espaço de liberdade e criatividade.
Diretor Presidente
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1984), mestrado em (1992), doutorado em Psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público Estadual FMO (1995); e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Pós- doutorado em neurociências pela UNIFESP realizado na Brown University com bolsa do CNPq (2003). Atualmente é professor livre-docentes adjunto do departamento de psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e professor pleno da faculdade de medicina do hospital israelita Albert Einstein. O pesquisador recebe bolsa de produtividade em pesquisa 2A pelo CNPq. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno de estresse pós-traumático, depressão, cortisol, estresse e diagnóstico.
Diretora Vice-Presidente
Graduação, Residência Médica e Doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Título de Especialista em Psiquiatria, com Certificado de Atuação em Psicoterapia pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Formação em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Certificação para formação e supervisão em Psicoterapia Interpessoal pela International Society of Interpersonal Psychotherapy Foi Professora Adjunta de Psiquiatria da Universidade de Brasília. Atualmente é colaboradora do PROVE-Universidade Federal de São Paulo.
Diretora Secretária
Psiquiatra pela Unifesp;
Psicoterapeuta Interpessoal;
Membro da Sociedade Internacional de Terapia Interpessoal;
Colaboradora do PROVE-Unifesp.
Diretora Tesoureira
Médica psiquiatra formada pela UNIFESP. Fez mestrado e é doutoranda no Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, onde atua como médica do PROVE - Programa de Assistência e Pesquisa em Violência e Estresse Pós-traumático. É psicoterapeuta em Terapia Interpessoal pela ISIPT - Sociedade Internacional de Psicoterapia Interpessoal, e coordena ambulatório de psicoterapia interpessoal para residentes do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.
Suas principais áreas de interesse são transtorno de estresse pós-traumático, transtorno borderline de personalidade, psicoterapia interpessoal, psicoterapia baseada na mentalização, teoria do apego e resiliência.